MÃOS DADAS: luvas cirúrgicas, com água morna são colocadas nas mãos de paciente intubada
Técnico de enfermagem, Alessandro Bernardo, aplica a “técnica da mãozinha” em paciente.
-
O técnico de enfermagem, Alessandro Bernardo, colaborador da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Misericórdia de Jales, aplicou a “técnica da mãozinha” após a médica responsável pelo setor, Dra. Shirley Emico Fujihara, compartilhar com ele um vídeo de outra instituição. A medida ajuda na sensação de alguém segurando a mão e tem como consequência o aquecimento das extremidades frias e oferece conforto ao paciente que passa por intubação.
“Paciente inconsciente estava em mal estado geral, pele fria, não estávamos conseguindo ver a saturação pois as extremidades estavam muito frias. A Dra. Emico enviou esse vídeo para mim, aí tivemos a ideia de colocar água morna do chuveiro na luva para aquecer a mão do paciente e melhorar a perfusão dela”, relatou Alessandro, com entusiasmo. Sobre o resultado, o técnico comentou: “Deu certo, conseguimos aquecer e ver a saturação perfeitamente”.
A instituição incentiva a melhora permanente em seus serviços de atendimentos por meio do projeto “Boas Ideias & Boas Práticas”. Colocar as luvas no paciente como se alguém estivesse segurando a sua mão, foi um gesto de empatia dos profissionais de saúde, sobretudo de humanização, além de auxiliar na verificação da oximetria do paciente.
Comentários
Deixe um comentário