NO MUNDIAL: Jales tem um novo medalhista no Mundial em Taekwondo
-
No ano de 2007 o mestre Antonio Marcos, à época apenas faixa preta 3° Dan e 33 anos de idade, foi convocado a compor a seleção brasileira de Hapkido e disputou na cidade YongIn, na Coreia do Sul, o Campeonato Mundial de Hapkido, sagrando-se campeão em sua categoria. No ano anterior (2006), sagrou-se campeão sul-americano de Taekwondo em Buenos Aires, Argentina.
No último final de semana a história se repetiu com os alunos do agora Mestre Antonio Marcos, na cidade de Arujá-SP.
Sob seu comando, os atletas João Vitor Medeiros, Laura de Oliveira e Marcos Uga, disputaram a Copa das Américas, nos dias 13 e 14, e no dia 15, o atleta Marcos Uga, disputou o Campeonato Mundial de Taekwondo, este ano sediado no Brasil. Ele conquistou a medalha de bronze e subiu no 3º lugar do pódio.
João Vitor, com apenas 7 anos, foi vice-campeão na Copa Sang Min Cho e campeão em Kyorugui, na Copa das Américas.
Já a atleta Laura de Oliveira foi vice-campeã na categoria Poomsae, no dia 13 e conseguiu um honroso 4° lugar na categoria Kyorugui no dia 14, disputando com argentinas, colombianas, chilenas, paraguaias e brasileiras na chave mais disputada do feminino no evento, com mais de vinte atletas. Vale ressaltar que Laura, por conta de uma enfermidade que acometeu seu pai, deixou de treinar nos 20 dias que antecederam a disputa, e 15 dias antes da competição, seu pai veio a falecer.” Como era desejo do pai que ela disputasse o evento (em vida ele pagou suas inscrições e despesas de alojamento), com a ajuda de um vereador jalesense, uma das professoras da escola onde estuda e da Unysport, foi ao evento onde, segundo ela, competiu em homenagem a memória de seu pai.”, contou Antonio Marcos.
No mesmo dia, com o apoio da empresa Servprag Marcos Uga, recentemente promovido ao grau das faixas pretas, com um nocaute incontestável, sagrou-se campeão da categoria Master na Copa das Américas.
Já no domingo, dia 15, durante a disputa do Campeonato Mundial, onde só competem faixas pretas selecionados, Marcos Uga conquistou a medalha de Bronze, numa disputadíssima competição onde estavam alguns dos melhores lutadores do Brasil e do mundo. Na luta com o gaúcho Sérgio das Chagas, já nas semifinais, Marcos ganhou o primeiro round por 6x3, empatou o segundo em 5x5 e perdeu o terceiro round por 6x7, sendo que, o desempate foi por “hits”, ou seja, maior quantidade de toques no protetor eletrônico (mesmo que não tivessem potência suficiente para pontuar). Na final, Sérgio foi campeão dos Masters (até 55 anos), disputando com o paraguaio Juan Rojas, deixando Marcos com a medalha de Bronze e dois brasileiros no pódio.
Já o mestre Antonio Marcos, foi para Arujá ainda no dia 11 e, no dia 12, participou de dois cursos: o primeiro com o técnico oficial de Poomsae da Kukkiwon (entidade máxima do Taekwondo mundial) Seo In Hak, e o segundo com bi -campeão Olímpico e campeão mundial e do Gran Slam, Moon Dae Sung, atualmente presidente da Federação Mundial e deputado federal na Coreia do Sul, que veio ao Brasil especialmente para acompanhar os trabalhos do campeonato mundial juntamente com outros dirigentes da federação Mundial.
Mestre Antonio Marcos, durante as competições, atuou como árbitro nas disputas do Poomsae no dia 13 e do Kyorugui no dia 14, devido ao enorme volume de competidores, as lutas se estenderam até as 23h30 do sábado.
Já no dia 15, alçado ao status de árbitro internacional, mestre Marcos atuou na arbitragem do Kyorugui no Campeonato Mundial de Taekwondo 2023, sendo o primeiro árbitro de taekwondo da alta araraquarense a conseguir esta titulação.
Atualmente Jales é a única cidade do Noroeste Paulista e da alta araraquarense a possuir 6 árbitros credenciados a atuar em campeonatos estaduais e nacionais e um árbitro apto a também atuar em campeonatos internacionais.
Comentários
Deixe um comentário